Dicas para acelerar o metabolismo após os 60 anos

Você é uma das pessoas que faz dieta, mas não consegue emagrecer? Ou pior, seu peso só aumenta?  Você sabia que um dos culpados pode ser o metabolismo? 

Isso porque acelerar o metabolismo após os 60 anos requer dedicação!

De uma forma geral, o metabolismo fica 10% mais lento a cada década que passa. Portanto, o seu corpo gasta menos calorias para realizar as mesmas funções. 

Isso não é culpa apenas do envelhecimento, mas também das quedas hormonais, perda de músculos, falta de movimento, doenças como a diabetes e o uso frequente de remédios. Certamente, tudo isso favorece o acúmulo de gordura corporal.

Então, ao ficar mais lento o metabolismo, seu corpo gasta menos energia. E o resultado disso é o aumento de gordura corporal. Em outras palavras, você vai engordar.

Vou dar um exemplo:

Rosa, quando tinha 30 anos, tinha uma dieta de 1.500 calorias por dia. Por causa da idade e da sua vida mais agitada, ela conseguia manter o seu peso. Quando engordava um pouco, fazia dieta e voltava ao peso anterior com certa facilidade.

Mas agora, Rosa está com 65 anos e, eventualmente, mesmo mantendo a dieta ou comendo menos, ela está engordando. Como o seu metabolismo está mais lento, seu corpo não utiliza todas as calorias para manter suas funções. Portanto, Rosa acumula cerca de 200 calorias por dia, que é transformada em gordura. 

Mas a grande pergunta é: como Rosa – ou qualquer outra pessoa – pode acelerar o metabolismo após os 60 anos para evitar esse ganho de peso com o tempo ou até mesmo emagrecer? 

É isso que vamos falar hoje! 

 

O que é o metabolismo e como funciona o gasto calórico?

Primeiramente, você precisa entender o que é o metabolismo e como funciona o gasto calórico do corpo para manter as funções. 

O metabolismo envolve as reações necessárias para manter o bom funcionamento do corpo, mas para isso ocorrer, o corpo gasta energia. Esse gasto energético pode acontecer de 4 formas diferentes: 

  1. Taxa de Metabolismo de Repouso: é a energia necessária para manter as funções do corpo em repouso, como respiração, circulação sanguínea, produção de hormônios e crescimento e reparo das células.
  2. Digestão dos Alimentos: é a energia necessária para digerir os alimentos. Dependendo do tipo de alimento e da forma como é consumido pode dar mais trabalho para digeri-lo e, portanto, gastar mais energia. 
  3. Movimento Corporal: é a energia gasta para as atividades diárias, de trabalho, domésticas e de lazer. 
  4. Exercícios Físicos: é a energia que você gasta durante o exercício físico. Se você for sedentário, esse gasto pode ser muito baixo, mas se for ativo, você pode aumentar para mais de 50%. 

 

Dicas para acelerar o seu metabolismo após os 60 anos

acelerar o metabolismo após os 60 anos

Na tabela abaixo, estão os gastos energéticos aproximados para manter o metabolismo funcionando.

 

Tipos de Gasto Calórico Metabolismo Lento Metabolismo Acelerado Aumento de
1. Em Repouso 70% 75% 5%
2. Digestão dos Alimentos 10% 15% 5%
3. Movimentos Corporais 10% 30% 20%
4. Exercícios físicos  0% 30% 30%
Total 90% 150% 60%

 

Veja que é possível aumentar o gasto energético em cada uma das formas de metabolismo, utilizando estratégias para cada uma delas. Assim, você consegue acelerar o metabolismo após os 60 anos e, consequentemente, facilita o emagrecimento.

Então, saiba agora quais são as dicas para acelerar o metabolismo após os 60 anos.

 

 

  • Alimentação

Existem algumas estratégias alimentares simples e eficientes para acelerar o metabolismo após os 60 anos e te ajudar a emagrecer. Veja quais são:

  • Não pule refeições. 
  • Faça pequenos lanches entre as refeições, com oleaginosas e grãos que dão mais saciedade
  • Tome bastante água para facilitar todos os processos do metabolismo
  • Aumente o consumo de proteínas para evitar a perda de músculos e aumentar o gasto energético com sua digestão
  • Consuma alimentos termogênicos, como a pimenta, canela, gengibre, chá verde, chá preto e café
  • Não faça jejum intermitente ou prolongado sem a orientação médico ou de um nutricionista

 

 

  • Movimentos Corporais

Você pode se movimentar mais durante o seu dia, incluindo atividades simples. Veja quais atividades você pode fazer para aumentar o seu gasto calórico e acelerar o metabolismo após os 60 anos:

  • Evite usar o elevador e as escadas rolantes. Prefira subir pelas escadas 
  • Leve o seu cão para passear na rua
  • Passeie no shopping ou pelas ruas da sua cidade
  • Desça do ônibus 1 ou 2 pontos antes ou estacione o carro mais longe do destino
  • Caminhe sempre que possível, como ir para o trabalho, para o restaurante ou para o correio a pé
  • Brinque com os seus netos
  • Saia para dançar
  • Evite ficar horas assistindo televisão e deixe o controle da televisão longe para que você tenha que se levantar para trocar de canal

 

 

  • Exercícios físicos 

Se você observar na tabela acima, o gasto calórico em repouso e da digestão dos alimentos não aumentam muito. Em compensação, o gasto calórico com os movimentos corporais e com os exercícios físicos são os maiores e, definitivamente, fazem toda a diferença no metabolismo e no emagrecimento. 

Contudo, isso se deve ao grande gasto calórico durante o exercício, mas também ao processo de recuperação após o exercício. Dependendo do tipo e da intensidade do exercício, o metabolismo pode ficar até 3 dias gastando mais energia para se recuperar de todo o esforço exigido pelo exercício. 

Então, os exercícios físicos aceleram também o metabolismo em repouso, pelo maior gasto energético para o corpo se recuperar após o exercício e para formar novos músculos.

Mesmo em repouso, o músculo queima cerca de 3 vezes mais calorias do que a gordura. Enquanto 10 kg de gordura queimam 20 calorias por dia, a mesma quantidade de músculos queima 50 calorias. 

Assim, quem tem pouco músculo tem um metabolismo mais lento e tem mais chances de engordar. Sem falar nos outros problemas associados, como várias doenças crônicas, osteoporose, fadiga, quedas e, infelizmente a morte precoce. 

Para saber se está perdendo massa muscular, faça um teste simples, rápido e gratuito, clicando aqui nesse link. 

 

Transforme o seu corpo após os 60 anos

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Se você quer acelerar o metabolismo após os 60 anos e emagrecer, tudo o que você precisa fazer é:

  1. Seguir as estratégias alimentares
  2. Realizar mais movimentos corporais simples durante o seu dia
  3. Fazer exercícios físicos para aumentar a quantidade de massa muscular, o gasto calórico e o metabolismo. 

No entanto, não é qualquer exercício físico que promove um alto gasto calórico durante e após o exercício, estimula a formação muscular e acelera o metabolismo.

Por exemplo: muita gente acredita que a caminhada seja suficiente para emagrecer. Embora ela tenha um gasto calórico maior, atualmente não é considerada o melhor exercício para emagrecer, nem para estimular os músculos. 

Existem outros exercícios que dão mais resultado. São os exercícios de alta intensidade e de fortalecimento muscular.

Quanto mais alta for a intensidade do exercício, ou seja, o esforço que você realizar, maior é o gasto calórico e os benefícios que ele produz para a saúde. Porém, ele pode ter alguns riscos se não for bem controlado e orientado. 

Em relação aos exercícios de fortalecimento muscular, você pode fazer musculação, pilates, ginástica ou treinamento funcional. Além de acelerar o metabolismo após os 60 anos, estimular e formar novos músculos, estes exercícios podem te proporcionar outros benefícios, como:

  • Ajuda a emagrecer
  • Melhora o equilíbrio, reduzindo as chances de sofrer uma queda
  • Melhora as dores nos joelhos e nas costas
  • É o melhor exercício para combater e tratar a osteoporose
  • Melhora a agilidade, a resistência física, a flexibilidade e mobilidade das articulações
  • Melhora o colesterol, a diabete e a pressão arterial
  • Previne doenças como câncer e depressão
  • Reduz as chances de morrer por todas as causas

 

Programa Meu Corpo em Forma Após os 60

Todos esses exercícios você encontra no programa “Meu Corpo em Forma Após os 60”, que é o único programa que foi planejado para quem já passou dos 60. 

Nele você tem os melhores exercícios para emagrecer e para ganhar músculos, com orientações alimentares e com acompanhamento para que você tenha mais resultados, em menos tempo e com a segurança para não se machucar.

Se você quer acelerar o metabolismo após os 60 anos, emagrecer, ter um corpo em forma e saudável, clique nesse link agora para saber mais.

 

Até o próximo artigo!

Denize Terra

2019-07-04T09:39:15+00:00