Como está a sua pressão arterial?

Você tem pressão alta? Você sabe quais são os riscos para a sua saúde? O que fazer para prevenir e tratar a pressão alta?

Hoje, dia 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. E é sobre essa doença que mata milhares de pessoas por ano que vou escrever hoje.

A Hipertensão Arterial, também conhecida popularmente como pressão alta, é uma doença silenciosa e perigosa, sendo a principal causa de mortes no Brasil. Quem a possui apresenta maiores chances de ter doenças cardiovasculares como infarto, derrame, insuficiência cardíaca, renal e até morte súbita.

No Brasil, cerca de 1/3 da população brasileira tem pressão alta. Entre os idosos, essa taxa aumenta para 68%. Em todo o mundo, esse número chega a 900 milhões de pessoas, ou seja, existe muita gente correndo riscos de ter problemas de saúde causados pela pressão alta.

Mas, quais são os grupos de risco que podem desenvolver a pressão alta? Veja quais são:
• Pessoas com idade mais avançada;
• Pessoas do sexo feminino;
• Pessoas da raça negra;
• Pessoas com excesso de peso;
• Pessoas que consomem sal e álcool em excesso;
• Pessoas sedentárias;
• Fatores sócioeconômicos ligados à baixa escolaridade e genéticos também estão relacionados à doença.

Para manter a pressão sobre controle, o ideal é que não ultrapasse 120/80 mmHg ou 12/8. Veja no quadro abaixo a classificação da pressão arterial.

Classificação da Pressão Arterial
Se a pressão estiver acima de 14/9, você deve procurar um médico que prescreverá a medicação apropriada para controlar os níveis pressóricos. Quando a pressão está descontrolada, o risco para a saúde de morte, infarto, derrame, entre outros é muito alto.

Qual é a melhor forma de prevenção e de tratamento?

Em primeiro lugar, você deve consultar um médico para controlar sua pressão. Quando estiver controlada com remédios, além de hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, você deve começar a fazer exercícios físicos.

O exercício deve ser encarado como um remédio que vai prevenir, controlar e até mesmo reduzir a sua pressão arterial, sem nenhum efeito colateral. Além do benefício para a pressão arterial, você ainda leva de graça outros bônus, como controle de peso, melhora da saúde, bem-estar, redução do estresse e vários outros benefícios.

Várias pesquisas já comprovaram que pessoas se exercitam apresentam um risco 30% menor de desenvolver hipertensão arterial do que os sedentários (7ª Diretriz de Hipertensão Arterial, 2016).
O exercício pode reduzir a pressão arterial de repouso em até 10mmHg. Uma redução de apenas 5 mmHg na pressão arterial pode diminuir em 40% o risco de derrame e em 15% o risco de infarto (KELLEY, 1997).

Mas, qual é o melhor tipo de exercício físico?

Dentre os exercícios físicos, o exercício aeróbio é o mais eficaz para controlar a pressão arterial. Mesmo após uma única sessão de exercício é possível verificar uma redução significativa na pressão por até 24horas. Porém, esse efeito não dura por muito tempo e a pressão volta aos valores anteriores. Por isso, é importante manter uma frequência nos exercícios físicos para que os efeitos sejam duradouros.
Os exercícios com peso, como a musculação, dependendo do treino realizado, também podem reduzir a pressão arterial, porém, as reduções foram maiores nos exercícios aeróbios.

Portanto, você não tem escolha: se você não quer ter hipertensão arterial ou quer controlar a sua pressão e não sofrer com os problemas de saúde que ela causa, faça exercícios físicos.

A sua saúde agradece!

Para que o exercício físico seja capaz de melhorar a pressão arterial, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (2016) recomenda a realização de exercícios aeróbios e resistidos para todos os hipertensos, no mínimo, 30 min/dia de atividade física moderada, de forma contínua (1 x 30 min) ou acumulada (2 x 15 min ou 3 x 10 min) entre 5 a 7 dias da semana.

Dentre os exercícios aeróbios, podem ser realizadas atividades como caminhadas, corridas, natação, hidroginástica, bicicleta, dentre outras, pelo menos 3 a 5 vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos e com intensidade moderada.

Para os exercícios resistidos, como a musculação, recomenda-se realizar de 2 a 3 vezes por semana, 8 a 10 exercícios para os principais grupos musculares; 1 a 3 séries de cada exercício entre 10 e 15 repetições até a fadiga moderada, com intervalo de recuperação entre elas de 90 a 120 segundos.

E agora que você já sabe que você deve “tomar” o exercício para prevenir e controlar a sua pressão arterial, precisa saber o nome desse remédio.

Sabe qual é?

Programa Longevidade com Qualidade

Esse é um programa com exercícios fáceis, seguros e planejados para pessoas acima dos 60 anos, que podem ser feitos em casa e trabalham todas as capacidades físicas importantes para melhorar a sua saúde e manter a sua independência física e qualidade de vida por muitos anos, especialmente no futuro.

Veja os benefícios que você vai ganhar ao fazer os exercícios do programa Longevidade com Qualidade:
• Melhorar a saúde em geral, controlando a pressão arterial e as taxas da diabete e do colesterol;
• Ter força suficiente para se manter ativo e independente, subir escadas, carregar o neto no colo, carregar as compras, por exemplo;
• Realizar os movimentos do seu corpo com mais facilidade, como calçar as meias e os sapatos e olhar para trás sem ter que virar o corpo;
• Melhorar o condicionamento para não ficar sem fôlego em pequenas atividades, como subir escadas e andar na rua;
• Ter equilíbrio para não cair e não ter as complicações da queda;
• Ter disposição e agilidade para cuidar ou brincar com o neto;
• Melhorar as dores nas costas e nas articulações;
• Melhorar a memória e funções cognitivas para evitar doenças mentais.

E, com todos esses benefícios que o programa Longevidade com Qualidade vai te proporcionar, você vai se sentir mais bonita(o), mais capaz, útil, ativo e feliz. Só assim, você vai ter Liberdade, Independência e Qualidade por toda vida!

Então, se você realmente quer Longevidade com Qualidade, clique no botão abaixo:

Programa Longevidade com Qualidade

Até o próximo post,
Denize Terra

2018-04-26T06:00:23+00:00