5 exercícios físicos indispensáveis para idosos

Praticar atividades físicas é essencial em todas as fases da vida. Existem alguns exercícios físicos indispensáveis para idosos, pois garantem mais saúde, disposição e autonomia. 

Fazer esses exercícios pode evitar muitos problemas, que afetam principalmente, as pessoas com mais de 60 anos, como:

  • Cansaço, falta de energia e disposição. 
  • Dor nas costas, nos joelhos e quadril.
  • Excesso de peso. 
  • Perda de equilíbrio e consequências das quedas.
  • Diabete, pressão alta, colesterol alto e osteoporose.

O que acontece é que quando você não tem dores pelo corpo, não tem limitações físicas ou não tem dificuldades de se movimentar e ainda, possui um corpo que é capaz de fazer o que você precisa e quer fazer, tudo fica mais fácil e mais leve.

Afinal, o que as pessoas com mais de 60 anos querem? Viver com sua saúde, independência e qualidade de vida! Na verdade, é isso que todo mundo quer, não é? 

Por isso, os exercícios físicos indispensáveis para idosos são tão importantes. Eles fortalecem os principais músculos do seu corpo para manter a sua agilidade, força, resistência e disposição. Além disso, protegem a sua coluna, as articulações e melhoram o equilíbrio, evitando as quedas.

 

Exercícios físicos indispensáveis para idosos

Então, conheça agora os 5 exercícios físicos indispensáveis para idosos. Vamos lá?!

 

  • Corrida estacionária (30 segundos)

Corra no lugar por 30 segundos. Este é um exercício para melhorar o seu fôlego e resistência, além de ajudar a emagrecer.

 

  • Alcance (10 vezes)

exercícios físicos indispensáveis para idosos

De frente para a parede, dê um passo para trás e imagine que a parede é um armário. Você vai imaginar que vai pegar um objeto que está lá no alto do armário. Então, você vai ficar na ponta dos pés, se inclinar levemente à frente como se fosse pegar o objeto e voltar, sem encostar na parede. Esse é um exercício para melhorar o equilíbrio.

 

 

 

 

 

  • Agachamento (10 vezes)

Esse é um dos meus exercícios favoritos, porque ele trabalha toda a musculatura das pernas, do bumbum e da coluna, ajudando a melhorar a sua postura e a proteger a coluna. 

Com os braços estendidos à frente, pernas afastadas na linha dos ombros, prenda a barriga e agache, dobrando os joelhos como se fosse sentar em uma cadeira. Mantenha a coluna reta, desça o bumbum em direção ao chão, sem levar os joelhos para frente e retorne à posição inicial. 

Uma opção para quem sente dores nos joelhos ao fazer esse agachamento é usar uma cadeira. Sentado em uma cadeira, coloque as mãos cruzadas no peito e levante-se. Procure não levar o tronco à frente para se levantar, fazendo força apenas com as pernas. Atenção! Certifique-se de que a cadeira seja firme e segura e encoste-a na parede para que ela não se desloque.

exercícios físicos indispensáveis para idosos exercícios físicos indispensáveis para idosos

 

  • Ponte (10 vezes)

Deite-se de barriga para cima, dobre os joelhos e coloque os braços ao lado do corpo, os calcanhares próximos ao bumbum e suba e desça o quadril. 

Esse exercício é importantíssimo para proteger a coluna!

 

exercícios físicos indispensáveis para idosos exercícios físicos indispensáveis para idosos

 

 

  • Alongamento das costas (10 segundos)

 

exercícios físicos indispensáveis para idosos

De barriga pra cima, traga os joelhos em direção ao peito e abrace-os. Mantenha nessa posição por 30 segundos, volte devagar e repita mais uma vez.

 

 

 

 

Você deve fazer essa sequência de exercícios 3 vezes em dias alternados, por 3 na semana para ter resultados, ok?

E então, o que achou desses exercícios físicos indispensáveis para idosos? Viu como você consegue fazer?

 

Academia Online 60+

Esses são alguns dos exercícios que têm nas aulas da Academia online 60+, que é um programa de exercícios totalmente planejado para quem tem mais de 60 anos e que você pode fazer na sua casa. 

Acesse para saber mais sobre a Academia online 60+. 

 

Até o próximo artigo!

2019-10-19T22:02:47+00:00