3 exercícios físicos para emagrecer após os 60 anos

Se você é uma das pessoas que está tentando perder peso, mas não consegue. Conheça nesse artigo, quais são os exercícios físicos para emagrecer após os 60 mais indicados.

Se engana quem acha que as pessoas com mais de 60 anos não são vaidosas e que não querem ter um corpo em forma. 

Recebo centenas de mensagens das pessoas pedindo ajuda para emagrecer, porque já fizeram dieta, caminhada, mas não conseguiram emagrecer. 

O que acontece é que o excesso de peso afeta a saúde e a autoestima das pessoas, porque elas:

  • Não se sentem mais bonitas 
  • Reclamam que a barriga está grande 
  • As roupas ficam apertadas 
  • Tem vergonha de trocar de roupa na frente do marido ou de qualquer pessoa; 
  • Não viajam para a praia para não colocar maiô
  • Não gostam de se ver em fotos 
  • Tem vergonha sair de casa.

Esses são alguns exemplos que acontecem com frequência.

 

Problemas de saúde

Em relação à saúde, é muito comum quem tem mais de 60 anos e está acima do peso tenha artroses e dores nas articulações, principalmente nos joelhos, quadril e coluna. Sem falar na pressão arterial, colesterol e glicose que ficam alteradas, causando outros problemas de saúde.

Tudo isso gera um forte impacto na vida. E, com isso, elas se sentem tristes, deprimidas e incapazes. Ou seja, a verdade é que elas não são felizes e não aproveitam a vida como deveriam.

O problema é que as pessoas não estão fazendo os exercícios físicos para emagrecer corretamente.

 

O tipo de exercício mais recomendado

exercícios físicos para emagrecer

Hoje em dia, não se recomenda mais caminhada para quem quer emagrecer, principalmente para quem tem mais de 60 anos. 

E eu vou te explicar por quê.

  1. O gasto calórico é mais baixo em relação a outros exercícios. E, uma das condições básicas do emagrecimento é gastar mais caloria do que se consome. 
  2. Quem é sedentário também tem pouca musculatura e, por isso, não consegue manter a caminhada por muito tempo, por causa da fraqueza muscular. Assim, o gasto calórico vai ser ainda menor.
  3. O risco de problemas nos pés e nos joelhos é alto, porque a pessoa não tem uma musculatura forte o suficiente para diminuir o impacto e proteger as articulações. Muitas pessoas começam a caminhar e, em pouco tempo, começam a sentir dor nos joelhos, principalmente.

Eu não sou contra a caminhada e não estou falando que as pessoas não possam fazer. O que estou dizendo é que existe exercícios físicos para emagrecer que dão mais resultados em menos tempo.

Essa é a diferença de um profissional especializado, que estuda sobre o assunto e aquele mais generalista. Tem muitos colegas e médicos que ainda recomendam a caminhada para quem tem mais de 60 anos. 

Pra quem ainda não me conhece, sou Denize Terra, personal trainer especialista em Longevidade. 

Tem mais de 15 anos que trabalho com isso, participo de congressos e cursos e que ajudo quem tem mais de 60 anos a ter um corpo em forma e saudável, com segurança, para aproveitar a vida com qualidade e independência. Sem saúde, tudo fica mais difícil, né?

 

3 exercícios físicos para emagrecer

exercícios físicos para emagrecer

Então, você vai conhecer agora 3 exercícios físicos para emagrecer que uso nas minhas aulas. Esses exercícios:

  • Têm um alto gasto calórico
  • Estimulam a musculatura (o músculo gasta quase 3x mais caloria do que a mesma quantidade de gordura)
  • Aceleram o metabolismo
  • São de baixo impacto para não machucar
  • São exercícios inteligentes, que trabalham vários músculos ao mesmo tempo e tem mais de 1 objetivo. Por exemplo: o mesmo exercício pode fortalecer os músculos das pernas, da coluna e ainda melhorar o equilíbrio.

 

  • Canivete alternado

Levante o joelho direito e encoste a mão esquerda nele. Depois, levante o joelho esquerdo e encoste a mão direita nele. Faça isso por 30 segundos.

 

  • Deslocamento lateral

Na sua sala, você vai precisar de um espaço livre para se deslocar de, no mínimo, 2 metros. Faça deslocamento lateral, sem cruzar os pés, de um lado para o outro, durante 30 segundos. 

 

  • Sentar-levantar da cadeira

Sentado em uma cadeira, coloque as mãos cruzadas no peito e levante-se, fazendo força apenas com as pernas e sem levar o tronco à frente para se levantar. Sente-se e levante-se o mais rápido que conseguir durante 30 segundos.

Atenção! Certifique-se de que a cadeira seja firme e segura e encoste-a na parede para que ela não se desloque.

 

Você vai fazer 3 séries de 30 segundos para cada exercício em sequência. Se você estiver muito cansado, descanse por 30 segundos e faça o próximo exercício.

É importante você sentir que se esforçou, que seu coração e a sua respiração estão mais aceleradas. 

E então, o que achou? Conseguiu fazer os exercícios físicos para emagrecer?

 

 

Aula Meu Corpo Magro Após os 60 anos

Se você quiser ter acesso a uma aula com esse método, de apenas 15 minutos de duração, com exercícios planejados e seguros para quem tem mais de 60 anos, conheça a aula Meu Corpo Magro após os 60

Com ela, você vai quer queimar gordura e emagrecer de forma mais rápida, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos certos do seu corpo e te ajuda a ter mais saúde e disposição. 

Ah! É importante lembrar que não adianta fazer exercícios se não controlar a alimentação. Se consumir mais calorias do que gasta, vai engordar da mesma forma. 

Se não souber quais alimentos consumir e a quantidade ideal para você, sugiro procurar um nutricionista que poderá te passar a dieta mais recomendada para você. 

Acesse para saber mais sobre a aula Meu Corpo Magro após os 60.

 

Até o próximo artigo

2019-10-07T11:50:03+00:00