Exercícios para fortalecer os braços

Conheça alguns exercícios simples para fortalecer os braços

Você já percebeu que usamos os braços e mãos em quase todos as nossas atividades do dia?

Usamos os braços e as mãos para comer, tomar banho, lavar cabeça, escovar os dentes, vestir roupas, usar o celular, dirigir, cuidar da casa, lavar roupas, cozinhar, fazer carinho, carregar netos no colo e assim vai.

Quem já teve ou tem algum problema nos ombros, cotovelos ou punho sabe bem do que estou falando. Você fica limitado em alguns movimentos e acaba dependendo da ajuda de outras pessoas. Além de ser muito desagradável o fato de sentir dor constante.

O que acontece é que, se você não cuidar dos músculos do braço, devido ao envelhecimento e à falta de exercícios específicos de fortalecimento, eles se enfraquecem e aumentam as chances de desenvolver algum problema nessas articulações.

As queixas de dor no ombro são muito comuns e ocorrem em 67% das pessoas com mais de 60 anos. Os problemas mais comuns são a artrose nos ombros e lesão do manguito rotador (grupo de músculos responsáveis pelos movimentos de levantar os braços, abrir e girar).

Mas, se você fizer alguns exercícios simples para fortalecer esses músculos, você diminui bastante as chances de ter esses problemas.

Mesmo quem já tem, pode melhorar as dores ao fazer os exercícios que vou te ensinar hoje.

Além disso, eu sei que muitas pessoas têm vergonha das pelancas e da flacidez dos braços. Então, esses exercícios podem te ajudar a acabar com as pelancas dos braços. Isso porque você vai preencher aquele “espaço” do braço e cheio de peles com músculos.

Então, vamos aprender e fazer os exercícios?

Exercícios para fortalecer os braços

Antes de começar, separe 2 pacotes de feijão ou outro alimento (1kg cada) ou 2 garrafas pet de 1,5L ou 2L para utilizarmos como peso.

  1. Empurrar a parede 

De frente para parede, estique os braços, afaste as mãos e coloque-as na parede. Dê um passo para trás e posicione os pés na largura dos ombros.

Você vai dobrar seus cotovelos e aproximar o peito e a testa à parede e depois vai empurrar a parede, esticando os braços. Inspire o ar quando se aproximar da parede e expire quando empurrar.

 

  1. Remada na cadeira

Sentado na cadeira, incline seu tronco à frente com a coluna reta e, segurando os pesos nas mãos, puxe-os em direção ao peito, levando o cotovelo para trás. Você pode fazer o exercício em pé também, de acordo com a foto abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Desenvolvimento

Sentado na cadeira, com as costas apoiadas, segure um peso em cada mão. 

Afaste os braços e erga-os até a altura dos ombros com os cotovelos dobrados, de forma que os pesos fiquem na altura das orelhas.

Erga os pesos para cima, esticando os braços acima da cabeça e vai aproximando-os até um encostar no outro.  Depois, volte à posição inicial, baixando os pesos até na altura das orelhas.

Quando erguer os braços expire e quando retornar à posição inicial, inspire.

Você pode fazer o exercício em pé também, de acordo com a foto abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça 3 séries de 10 repetições para cada exercício, 3 vezes por semana.

Comece com um peso que você consiga fazer sem dificuldade. Após um mês, aumente o peso para que você realmente perceba a diferença nos músculos e nas pelancas.

Esses são apenas alguns dos exercícios para os braços que fazem parte do programa Meu Corpo em Forma após os 60. No entanto, além de outros exercícios para fortalecer os braços, tem exercícios para fortalecer as pernas, melhorar a agilidade, o equilíbrio, a flexibilidade e vários outros.

Se tiver alguma dúvida sobre o programa ou sobre o melhor tipo de exercício para você, me mande uma mensagem para conversarmos.

Caso você tenha gostado e queira participar do programa para ter um corpo em forma, saudável e capaz para aproveitar a vida com mais liberdade, independência e qualidade, clique aqui

Se você gostou deste texto, Compartilhe para que mais pessoas possam receber os benefícios desses exercícios!

Até o próximo post!

Beijos no coração!

Denize Terra

denize terra especialista em longevidade

 

 

 

Clique nos links abaixo e conheça minhas redes sociais

Facebook | Instagram | Youtube

 

 

2019-12-02T11:44:20+00:00