Fraqueza muscular: Tudo que você precisa saber para evitá-la

Pesquisas têm demonstrado que, quanto menor é a fraqueza muscular, melhores são os indicadores de saúde, como qualidade de vida, capacidade funcional e cognição. Reforçando essa conexão músculo-saúde-longevidade.

“Diga-me como te moves que te direi quanto tempo terás!”

Essa frase ilustra bem a relação entre a capacidade de uma pessoa se movimentar com a sua saúde e tempo de vida, referindo-se especificamente aos músculos, porque são eles os responsáveis por todos os movimentos do nosso corpo.

Um estudo feito na Itália com idosos acima de 80 anos, acompanhados ao longo de 7 anos, mostrou que aqueles com menor massa muscular tiveram uma mortalidade 2,3 maior. Resultado também encontrado em pesquisa semelhante feita no México. Isso significa que as pessoas com mais fraqueza muscular têm 60% mais chance de morrer por qualquer causa do que as mais fortes. Sem falar no risco de quedas: os idosos com sarcopenia do estudo italiano caíam 3,2 vezes mais do que aqueles sem a síndrome.

No entanto, para a maioria das pessoas, o que importa mesmo é ter condições físicas e mentais na velhice. Para assim, não depender de ninguém na vida diária e fazer o que desejar, sem dores nem limitações. Isso se chama capacidade funcional.

Mas a capacidade funcional está diretamente relacionada à idade da pessoa?

Recuperando o corpo dos 40 anos

fraqueza muscular

Você viveu algumas dessas situações abaixo quando tinha cerca de 40 anos de idade?

  • Atravessar a rua correndo, porque o sinal vai abrir
  • Trabalhar o dia todo e ainda ter disposição à noite
  • Correr, pular e brincar com seu filho no parque ou no clube
  • Subir 2 ou mais andares de escada sem perder o fôlego, porque o elevador estragou
  • Carregar várias sacolas de compras do supermercado
  • Nas viagens, conhecer os lugares a pé sem se cansar e sem sentir dores nos joelhos e na coluna.
  • Ir para uma festa e dançar a noite toda. E no dia seguinte, acordar sem nenhuma dor!

Você fazia isso, e muito mais, sem perceber, porque o seu corpo era capaz de realizar todas essas atividades sem dificuldade, certo?

Você já imaginou se hoje, você pudesse ter as mesmas condições físicas, sem a fraqueza muscular, como quando você tinha aos 40 anos? Seria maravilhoso, não é mesmo?

Então você precisa saber que é possível!

É o que o exercício físico pode fazer por você.

De acordo com o Dr. Mikel Izquierdo, pesquisador da Universidade de Navarra na Espanha, o exercício físico pode te devolver 30 anos de capacidade funcional.

Na verdade, a grande questão não é sua idade cronológica, mas a sua idade funcional. Ou seja, a sua capacidade de realizar os movimentos da sua vida.

Vamos entender: uma pessoa com 60 anos que se exercita pode ter uma capacidade funcional melhor do que um adulto ou jovem que é sedentário, além de possuir a mesma capacidade de resposta. E, se praticar exercícios físicos, poderá adquirir condições musculares ou funcionais muito superiores do que jovens sedentários.

fraqueza muscular

Isso foi provado em um estudo que utilizou o exame de ressonância magnética para comparar os músculos de 3 pessoas diferentes: um triatleta de 40 anos, um idoso sedentário de 74 anos e um idoso triatleta de 70 anos.

Nas imagens, a parte branca mais externa é gordura e a parte mais escura são os músculos. Veja que a imagem 1 é muito parecida com a imagem 3. Mostrando que uma pessoa de 70 anos ativa pode ter a mesma quantidade de músculos do que uma pessoa de 40 anos. No entanto, se o idoso for sedentário, como é o caso da imagem 2, a quantidade de músculos é muito menor, enquanto que a de gordura é muito maior.

A diferença de músculos entre as imagens 2 e 3 é que vai determinar a qualidade de vida. Quem tem mais fraqueza muscular, pode ter uma vida com mais dores, problemas de saúde e limitações.

Em síntese, saúde muscular é essencial para garantir uma vida com saúde, independência física e longevidade com qualidade na velhice.

Como está a sua força muscular?

Você sabia que é possível fazer alguns testes simples e rápidos para saber como está a sua força muscular?

CLIQUE AQUI e faça os testes agora.

Então, se o problema é a fraqueza muscular, o que fazer para interromper esse processo?

Ora, a resposta é bem simples e óbvia: vamos trabalhar os músculos!

No entanto, não é tão simples assim, porque não é qualquer tipo de exercício que estimula os músculos, a ponto de melhorarem a sua força muscular. Apenas os exercícios de fortalecimento muscular, como a musculação, pilates, ginástica ou treinamento funcional cumprem esse papel.

Segundo o geriatra dr. Wilson Jacob Filho, são eles que fazem a diferença na capacidade funcional do idoso, na saúde e na prevenção de boa parte das doenças comuns nessa faixa etária.

Os exercícios certos para evitar a fraqueza muscular

fraqueza muscular

E foi justamente pensando em preservar os seus músculos, evitando a fraqueza muscular, que eu criei o programa Longevidade com Qualidade!

Ele é um programa completo de exercícios selecionados para quem tem mais de 60 anos recuperar a força muscular e os outros problemas físicos causados pelo envelhecimento, como a perda de equilíbrio, fôlego e flexibilidade.

Como os exercícios seguem uma sequência progressiva, você vai conseguir realizá-los, mesmo que você nunca tenha feito exercícios antes.

Você pode fazer em casa, acessando a internet, porque as aulas são em vídeo. Eu vou explicando e você vai fazendo junto comigo cada exercício para realizá-los de forma correta com total segurança e sem o risco de se machucar.

Além de ser muito acessível, veja os benefícios que você pode ter fazendo o programa:

  • Vai te ajudar a emagrecer
  • Evita o desenvolvimento da fraqueza muscular
  • Mais força, disposição e energia;
  • Menos dores nas costas e nas articulações;
  • Mais agilidade, mais fôlego e mais equilíbrio;
  • Controle da pressão, colesterol e diabete
  • Melhora da memória e do funcionamento do cérebro, prevenindo o Alzheimer

Se você quer evitar a fraqueza muscular e garantir um futuro com saúde, independência e qualidade de vida, CLIQUE AQUI.

Até o próximo post!

 

Denize Terra

Personal Trainer

Especialista em Longevidade

denize terra especialista em longevidade

2019-04-20T11:38:55+00:00