O Segredo para ter Força e Disposição após os 60 anos

Ter força e disposição após os 60 anos é o desejo da grande maioria das pessoas. Mas, o que acontece é que, muitas delas encontram diversas dificuldades em alcançar esse sonho.

Para começar, vou fazer uma pergunta para você pensar: Não me movo por que não tenho força OU não tenho força, por que não me movo?

Em outras palavras: eu tenho dificuldade de andar por que não tenho força OU eu estou fraco por que eu não me movimento?

E então, o que você acha?

A maioria das pessoas acredita que é muito difícil ter força e disposição após os 60 anos. Isso porque acha que, todo mundo que envelhece vai ter dificuldade para andar, vai andar bem devagar ou precisar de uma bengala. Na pior das hipóteses, uma cadeira de rodas. Porque isso faz parte do processo natural do envelhecimento, certo?

Não, errado!

Hoje, a ciência já provou que apenas 40% dos problemas físicos e de saúde se devem ao processo de envelhecimento. Enquanto que, 60% se devem à falta de movimento, ou seja, ao sedentarismo.

 

Sedentarismo na terceira idade

força e disposição após os 60 anos

A maior parte dos problemas de saúde na Terceira Idade começa com a falta de movimento. Elaé responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Além das doenças que aparecem por conta do sedentarismo, como a diabete, pressão alta, doenças cardíacas, osteoporose, câncer, obesidade e o Alzheimer. A perda de força muscular, chamada sarcopenia, é a principal causa de incapacidade física.

Para garantir força e disposição após os 60 anos, você precisa ficar atento aos sinais. Os primeiros indícios de quem está perdendo a força, é a dificuldade de subir escadas e se levantar do chão. Depois, começa a sentir dificuldade para se levantar do sofá, subir e descer do ônibus e carregar as compras do supermercado.

Nessa fase, é muito comum as pessoas desenvolverem dores nas articulações, artroses nos joelhos ou quadril e problemas de coluna. Isso porque, os músculos que rodeiam as articulações não são mais capazes de diminuir a sobrecarga sobre elas e assim, protegê-las.

Então, com os músculos cada vez mais fracos, as pessoas começam a andar mais devagar e as articulações ficam mais rígidas e limitadas. Além disso, aumenta o medo de cair, afetando a capacidade de locomoção e de realizar atividades básicas que antes eram realizadas com facilidade. Então, respondendo à pergunta do início do artigo, as pessoas perdem força, porque não se movem.  Isso impede que se movam como antes, tornando mais difícil ter a força e disposição após os 60 anos, que todo mundo deseja.

 

Avalie a sua força muscular

Você sabia que é possível fazer alguns testes simples e rápidos para saber como está a sua força muscular?

Clique aqui e faça os testes agora!

Se você fez o teste e detectou que começou a perder força muscular ou, se você se identificou em alguma das situações mencionadas anteriormente, não se desanime! Você não está condenado(a) a depender fisicamente de alguém pelo resto da vida.

O “remédio” para ter força e disposição após os 60 anos

força e disposição após os 60 anos

Saiba que é possível recuperar a sua força muscular e independência física. Tudo o que você precisa fazer é combater a perda de força muscular com exercícios de fortalecimento muscular. Esse é o único “remédio” capaz de te devolver a sua força e disposição após os 60 anos, mesmo para quem já está mais comprometido.

Veja esse estudo realizado com idosos entre 86 e 96 anos de idade, diagnosticados com sarcopenia, fragilidade e histórico de quedas. Os resultados foram incríveis!

Os idosos realizaram exercícios de fortalecimento muscular 3 vezes por semana durante 2 meses. Ao final do estudo, houve um aumento de:

– 174% na força muscular

– 9% na massa muscular

– 48% na velocidade do passo habitual

Além disso, 2 pessoas começaram a andar sem bengalas e 1 pessoa conseguiu levantar-se sozinha da cadeira.

Esses estudos mostram que, fazendo exercícios para fortalecer os músculos, é possível recuperar a força e disposição após os 60 anos. Consequentemente, a capacidade de se movimentar, melhorando a qualidade de vida dos idosos, inclusive daqueles mais velhos e fragilizados, que nunca tinham feito antes.

 

Benefícios dos exercícios

Fazendo os exercícios de fortalecimento muscular, você vai…

  • Se sentir mais ágil.
  • Sentir menos dores nas articulações e na coluna.
  • Conseguir carregar as compras do supermercado sem precisar de ajuda.
  • Segurar seu neto no colo por muito mais tempo e até brincar com eles no chão sem se preocupar em se levantar do chão.
  • Subir escadas sem se preocupar se tem um corrimão para ajudá-lo.
  • Poder passear com os amigos ou com a família sem se preocupar se está atrapalhando o passeio, porque está andando muito devagar.

Além disso, veja os benefícios que esses exercícios podem trazer para a sua saúde, força e disposição após os 60 anos.

  • Ajuda a emagrecer
  • Melhora o equilíbrio, reduzindo as chances de sofrer uma queda
  • É o melhor exercício para combater e tratar a osteoporose
  • Melhora a agilidade, a resistência física, a flexibilidade e mobilidade das articulações
  • Melhora o colesterol, a diabete e a pressão arterial
  • Previne doenças como câncer e depressão
  • Reduz as chances de morrer por todas as causas

Agora, acredito que você já tenha entendido sobre a importância de ganhar força e disposição após os 60 anos, para ter independência e qualidade de vida. E assim, tenha tomado a decisão de começar a fazer os exercícios de fortalecimento muscular. Mas, acredito também que você tenha algumas dúvidas.

 

Dúvidas mais comuns

  • Quais são as recomendações dos exercícios para melhorar a minha força muscular?

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, a maior autoridade em Medicina do Esporte do mundo, você deve fazer os exercícios de 2 a 3 vezes por semana em dias não-consecutivos. Ou seja, alternados para recuperar os músculos e articulações e não se machucar, de 1 a 3 séries entre 10 e 15 repetições com intensidade moderada.

 

  • Quais são os exercícios que devo fazer para ter resultados e não me machucar?

Você deve fazer exercícios para os grandes grupos musculares. São os músculos das pernas, das costas, do peito e do tronco.

 

  • Eu já faço caminhada ou hidroginástica. Preciso fazer os exercícios de fortalecimento muscular?

Sim. A caminhada, a hidroginástica e outras atividades que trabalham o fôlego ou a resistência cardiorrespiratória são importantes para a saúde. Mas, elas não estimulam o ganho de força muscular. Por isso, é importante fazer exercícios específicos para estimular os músculos.  São eles: musculação, pilates, ginástica e exercícios que utilizam o peso do corpo.

 

  • Não faço academia, porque não gosto e porque fica longe da minha casa. Posso fazer em casa?

Sim, claro. Desde que tome alguns cuidados e que realize os exercícios da forma correta para não se machucar.

E foi justamente pensando em facilitar a sua vida e resolver esse problema, para te ajudar a ganhar força e disposição após os 60 anos, que eu criei o programa Longevidade com Qualidade!

 

Programa Longevidade com Qualidade

força e disposição após os 60 anos

Esse é um programa de exercícios para você que não quer se preocupar com nada disso: com os exercícios que são mais indicados para você, se consegue realizá-los, se está fazendo da forma correta e de vários outros cuidados que você precisa ter para recuperar a sua força muscular sem se machucar.

Você pode fazer em casa. Acessando a internet, porque as aulas são em vídeo. Eu vou explicando e você vai fazendo junto comigo cada exercício, para realizá-los de forma correta com total segurança e sem o risco de se machucar.

Além dos exercícios para ganhar força e disposição após os 60 anos. Veja os benefícios que você pode ter fazendo o programa:

  • Vai te ajudar a emagrecer
  • Mais força, disposição e energia;
  • Menos dores nas costas e nas articulações;
  • Mais agilidade, mais fôlego e mais equilíbrio;
  • Controle da pressão, colesterol e diabete
  • Melhora da memória e do funcionamento do cérebro, prevenindo o Alzheimer

Então, se você já está cansado(a) de sentir dores nas articulações e ter dificuldades de realizar as atividades do seu dia a dia. Clique neste link agora mesmo para recuperar a sua força e disposição após os 60 anos e garantir um futuro com saúde, independência e qualidade de vida!

Até o próximo post!

 

Denize Terra

Personal Trainer

Especialista em Longevidade

denize terra especialista em longevidade

2019-04-20T11:38:24+00:00