Faça exercícios de fortalecimento de pernas em casa

O que fazer para não perder força muscular nos membros inferiores

Geralmente começa assim…

Subir escadas já exige mais esforço do que antes.

A caminhada já não é mais a mesma. Agora é preciso adotar passos mais curtos para sentir segurança na locomoção.

Levantar da cadeira ou do chão não é mais tão fácil assim.

Após executar qualquer atividade cotidiana, a perna sempre treme.

Bom, o que eu posso dizer a você é que cenas assim fazem parte do envelhecimento, já que um dos primeiros impactos sentidos na terceira idade tem a ver com a falta de fortalecimento das pernas.

Como você sabe, os músculos das nossas pernas, responsáveis pela nossa locomoção, são os mais fortes do nosso corpo. Contudo, eles também sentem quando a idade está chegando.

Quando você é jovem, é claro que tem músculos fortes o suficiente para realizar todas as atividades do cotidiano. Entretanto, à medida que envelhece, você começa a sentir o enfraquecimento muscular e a perda da flexibilidade.

Você passa a perceber que tem dificuldades para realizar aquelas atividades que antes conseguia com muita facilidade. Inclusive, no artigo anterior, eu falei exatamente sobre as causas da perda de força muscular que ocorre devido ao envelhecimento.

Você pode se aprofundar mais sobre esse tema e descobrir como o enfraquecimento dos músculos afeta a qualidade de vida do idoso, clicando Aqui.

Agora, voltando ao tema do artigo, você deve estar pensando o que pode fazer para reverter esse processo natural do envelhecimento.

Felizmente, você tem essa preocupação. Afinal, esse sentimento mostra como está comprometido em manter sua independência e a trabalhar por uma longevidade com qualidade.

Acredite, os cuidados com o seu bem-estar serão recompensados!

Como? Simples! Faça exercícios de fortalecimento das pernas.

Exercícios podem ser feitos em casa

Olha que boa notícia! Você pode fazer esses exercícios de fortalecimento dos membros inferiores em casa, quando quiser ou puder e no conforto do seu lar.

E tem mais…

Exercícios de fortalecimento das pernas não requerem equipamentos especiais já que você pode se exercitar em sua sala de estar, enquanto vê sua novela ou outro programa favorito.

O que você precisa entender, de fato, é que sem pernas fortes é muito difícil se envolver em atividades cotidianas como caminhar pelo bairro, brincar com os netos ou subir e descer as escadas.

O fortalecimento das pernas é um dos métodos mais eficientes para preservar sua independência e melhorar a sua qualidade de vida.

Eu listarei aqui quais são os benefícios que esses exercícios oferecem. Veja:

  • Melhora a sua mobilidade;
  • Melhora o seu passo habitual;
  • Melhora o seu equilíbrio, prevenindo as quedas;
  • Ajuda a emagrecer pois acelera o metabolismo;
  • Melhora a dor da artrose no joelho, se feito da forma correta;
  • Dá mais agilidade no dia a dia;
  • Manutenção da capacidade funcional, garantindo independência funcional.

Gostou das vantagens que você pode conseguir por meio dos exercícios de fortalecimento das pernas?

Tenho certeza que sim!

Além disso, há ainda outro bônus para você que está focado em evitar ou cuidar da fraqueza muscular. Agora, eu vou mostrar a você como é simples realizar esses exercícios físicos em casa.

Confira!

Agachamento

Esse é um dos meus exercícios favoritos porque ele trabalha toda a musculatura das pernas, além de trabalhar também bumbum e músculos que vão ajudar a melhorar a sua postura.

Ele é tão bom que eu já o recomendei em outros dois artigos e, provavelmente, ele aparecerá em outros tantos.

Com os braços estendidos à frente, pernas afastadas na linha dos ombros (foto a), prenda a barriga e agache, dobrando os joelhos como se fosse sentar em uma cadeira.

Mantenha a coluna reta, desça o bumbum em direção ao chão, sem levar os joelhos para frente, e retorne à posição inicial. Faça três séries de quinze repetições.

Uma opção para quem não se sente confortável e seguro fazendo esse agachamento é usar uma cadeira. Sentado em uma cadeira, coloque as mãos cruzadas no peito e levante-se. Procure não levar o tronco à frente para se levantar, fazendo força apenas com as pernas. Faça três séries de quinze repetições.

Atenção! Certifique-se de que a cadeira seja firme e segura e encoste-a na parede para que ela não se desloque.

Flexão de joelhos

Em pé, de frente para a parede ou apoiado em uma cadeira, tire um pé do chão e leve o calcanhar em direção ao bumbum. Faça três séries de quinze repetições em cada perna.

Panturrilha

Em pé, apoiado em uma parede ou cadeira, levante os calcanhares e volte devagar sem encostá-los no chão. Faça três séries de quinze repetições.

Viu como os exercícios para o fortalecimento das pernas são fáceis de fazer? Faça esses exercícios toda semana, de duas a três vezes, para evitar que você tenha a sua mobilidade e liberdade comprometidas!

Acredite! As pernas mantêm você em movimento. Essencialmente, elas são a base do seu corpo.

Portanto…

Para evitar perda de força muscular nas pernas, à medida que envelhece, você precisa incorporar esse treinamento de fortalecimento muscular e movimentos funcionais em seus exercícios.

Com essas dicas quero, sinceramente, que você se sinta confiante de que os exercícios poderão ajudar você a fortalecer suas pernas. 

Além disso, as atividades físicas sugeridas também vão melhorar seu equilíbrio e coordenação e até diminuirão possíveis dores nas suas articulações, ok?

Bem, estas foram as minhas sugestões para que você continue na terceira idade com qualidade, saúde e liberdade.

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2017-12-18T09:00:09+00:00