Cuidados ao fazer caminhada na Terceira Idade

Cuidados ao fazer caminhada na Terceira Idade. Saiba o que fazer para você não sentir dor nas pernas, joelhos e coluna e não se machucar.

A caminhada é a atividade física mais praticada na Terceira Idade, porque pode ser feita em qualquer lugar, é barata e acessível a qualquer pessoa.

Benefícios da Caminhada

Veja alguns dos benefícios à saúde que a caminhada proporciona.

  • melhora da circulação
  • controle do colesterol, da pressão arterial e da diabetes.
  • perda de peso
  • mais qualidade do sono
  • alívio da depressão
  • diminuição do estresse e da ansiedade
  • melhora o funcionamento do cérebro e da memória.
  • retarda o envelhecimento e prolonga a vida.

No entanto, ela também pode provocar dores e lesões em algumas articulações do corpo, principalmente as do joelho, quadril e coluna.

É muito comum as pessoas sedentárias há anos, ou a vida toda, começarem a fazer caminhada para melhorar a saúde. Porém, o corpo delas não estava preparado para receber a sobrecarga que a caminhada gera sobre essas articulações.

Para você entender, quando você caminha, seu joelho recebe uma sobrecarga de 1,5 vez o seu peso. Ou seja, se você pesa 70 kg, seu joelho está sofrendo uma pressão de 105 kg em cada passo que você dá.

Mas, se você está acima do peso, essa pressão pode ser de 3 a 4 vezes o peso do nosso corpo. Isto significa que um acréscimo de 5kg na balança corresponde a um aumento de 15 a 20 kg sobre a articulação.

Eu não estou dizendo para você não fazer caminhada! Não é nada disso!

O que você precisa saber, e que ninguém nunca te disse, é que você precisa preparar o seu corpo e seus músculos para fazer caminhada e não se machucar.

Cuidados ao fazer caminhada na Terceira Idade

Então, veja os cuidados que você deve ter e as dicas ao fazer caminhada na Terceira Idade

  1. Use tênis com bom sistema de amortecimento em todo o solado!

O amortecimento vai reduzir o impacto sobre suas articulações, diminuindo as chances de lesão. Por isso, não use calçados que não seja tênis, como sapatilhas, sandálias ou tênis de passeio.

E nada de resgatar aquele tênis antigo, que está parado há muito tempo. Sabe por que? Porque o tênis também tem validade. Os materiais do amortecimento do tênis ressecam e o efeito diminui. Então, invista em um tênis de qualidade para a sua saúde e segurança!

  1. Não faça caminhada em jejum!

É importante comer algo leve, como frutas e sucos, até uma hora antes de sair para caminhar. Isso vai evitar que você tenha uma queda de pressão ou hipoglicemia, que é a falta de energia no sangue.

  1. Beba água durante a caminhada!

Durante o exercício nosso corpo perde muito líquido através do suor, principalmente em dias quentes.

E isso pode causar desidratação, como dor de cabeça, tonturas, fraqueza, cansaço, queda de pressão arterial e desmaios. Então, para evitar essas complicações é aconselhável beber 30 ml de água a cada 20 minutos.

  1. Olhe para o chão!

Se você for caminhar na rua, no parque ou na praça, você precisa ter um cuidado dobrado. Por isso, olhe para o chão e preste atenção nos buracos, nas raízes das árvores e nas deformações das calçadas para não cair.

  1. As vantagens da esteira!

A maioria dos modelos de esteira conta com sistema de amortecimento, o que minimiza o impacto nas articulações e o perigo de sofrer lesões. Além disso, você pode controlar a velocidade, o tempo, a distância, a inclinação e até a sua frequência cardíaca durante o exercício.

  1. Fortaleça seus músculos!

Esse é um dos segredos para quem não quer ter problemas nas articulações. Quando você fortalece seus músculos, você protege as articulações, porque eles absorvem parte do impacto e estabilizam a articulação.

  1. Alongue-se!

Como os músculos, ligamentos e tendões trabalharam durante a caminhada, eles precisam de uma “ajudinha” para relaxar e voltar como estavam antes do exercício. Então, fazer alongamentos no final da caminhada contribui para a recuperação dos músculos, para distensionar os ligamentos e tendões. E também para relaxar o seu corpo e voltar ao seu estado de repouso mais rápido.

  1. Divirta-se!

Deixe o treino mais divertido! Então, escute música ou caminhe com um amigo para ajudar a aumentar a motivação e tornar a atividade mais agradável.

 

Assim, com esses cuidados, você pode fazer caminhada com segurança e desfrutar de todos os benefícios que a caminhada proporciona para a sua saúde.

E, se quiser ter acesso aos melhores exercícios para fortalecer seus músculos e proteger as articulações e aos alongamentos mais indicados, clique no link e saiba mais.

https://denizeterra.com.br/caminhada-saudavel/

 

Beijos no coração,

Denize Terra Personal

2020-02-20T09:41:21+00:00