Descubra como se livrar das tonturas de maneira definitiva

Se você tem sentido tonturas constantemente, cai com frequência e, até já se machucou por isso. Ou ainda, se você tem medo de cair, ficar com sequelas e depender de alguém depois da queda. Você precisa ler este artigo agora para saber como se livrar das tonturas!

Afinal, as tonturas podem causar as quedas, que são uma das PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE entre as pessoas da Terceira Idade. Elas também são responsáveis por outros grandes problemas, como:

  • O declínio da saúde
  • A dependência física e, consequentemente,
  • A perda da qualidade de vida.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia revelou que:

– 65% das internações por fraturas em idosos são decorrentes de quedas.

– 53% dos internados tinham mais de 60 anos, sendo 63% referente à pacientes idosas.

– 30% dos idosos com mais de 65 anos caem, pelo menos, uma vez por ano.

– Os acidentes decorrentes das quedas ocorrem com maior frequência dentro de casa ou próximo a ela. Sabe aquela sua saída até a padaria ou ao supermercado ou ao banco? Então, é nesse trajeto que você pode cair.

 

Por que você tem tontura e cai?

 

se livrar das tonturas

 

Para se livrar das tonturas, você precisa entender que na verdade, essa tontura é considerada uma perda de equilíbrio que pode ser ocasionada por alguns desses motivos. Veja:

  • Envelhecimento
  • Sedentarismo
  • Perda de força muscular
  • Doenças que afetam a visão
  • Perda de sensibilidade da pele
  • Alterações neurológicas e cognitivas
  • Doenças cardiovasculares e cognitivas (Alzheimer e Parkinson)
  • Medicação

Ok! Eu sei… o envelhecimento é inevitável! No entanto, nem tudo é culpa dele.

Alguns dos fatores são, sim, consequência do processo de envelhecimento. Mas outros poderiam ser evitados ou, no mínimo, retardados, se fosse tomada uma medida simples e bastante conhecida, que a maioria das pessoas negligencia: a prática de exercícios físicos.

 

Como os exercícios físicos ajudam a se livrar das tonturas

De acordo com várias pesquisas, os exercícios físicos podem sim, te ajudar a se livrar das tonturas. Essas pesquisas comprovaram que a melhor forma de melhorar o equilíbrio é com exercícios específicos de equilíbrio, associado a exercícios de fortalecimento muscular. Além de reduzir em quase 50% o risco de mortalidade, os exercícios físicos podem reduzir em até 70% o risco de quedas e de melhorar em até 80% o equilíbrio.

Tanto a Organização Mundial de Saúde como órgãos internacionais publicaram diretrizes de exercícios físicos para idosos, cujo o maior objetivo é manter ou melhorar a capacidade funcional – que é a capacidade de realizar os movimentos e as atividades da vida diária – e reduzir o risco de quedas.

Essa capacidade funcional depende de músculos fortes e capazes para realizar as atividades da vida diária. Assim, segundo esses órgãos, a prioridade é realizar exercícios de fortalecimento muscular e de equilíbrio para as pessoas com mais de 60 anos.

Quando você realiza exercícios específicos de equilíbrio, você consegue estimular os mecanismos de controle do equilíbrio. Dessa forma, você consegue se livrar das tonturas e ainda, diminuir o risco das tão temidas quedas.

Assim, ao melhorar a sua força muscular e equilíbrio, você vai se sentir mais seguro e capaz para fazer o que quiser e ir onde desejar. A sua disposição e saúde também vão melhorar e você vai perceber como pequenas ações trazem grandes transformações na sua vida!

 

Os exercícios certos para melhorar o equilíbrio de idosos

 

se livrar das tonturas

 

Eu selecionei um exercício simples de equilíbrio, que vai te ajudar a se livrar das tonturas e você pode fazer na sua casa. Agora mesmo ou no horário que for mais conveniente para você. O IMPORTANTE É FAZER!

Vamos lá?

Exercício: Bases de apoio

Escolha uma das 3 posições dos pés abaixo:

  1. Pés juntos, um encostado no outro
  2. Um pé levemente à frente
  3. Um pé à frente do outro, encostando o calcanhar nas pontas dos dedos do pé de trás.

 

se livrar das tonturas

Ao escolher a posição dos pés, sem se apoiar em nada, fique por 10 segundos. Faça 3 séries de 10 segundos. Se a posição número 1 estiver muito fácil, passe para a 2 e assim sucessivamente. Você também pode aumentar o tempo gradativamente até chegar em 30 segundos.

Você pode mexer os braços, dobrar os joelhos ou balançar o corpo para manter o equilíbrio, mas tente não mexer os pés! Faça esse exercício perto de uma parede ou de algum móvel para se apoiar, caso seja necessário.

Mas, atenção: Se você está com crise de labirintite ou outros problemas de equilíbrio mais sérios, consulte um médico. Há casos em que realmente é preciso fazer um tratamento médico.

Esse é apenas um exercício para equilíbrio, que pode ajudar você a se livrar das tonturas. No entanto, é preciso trabalhar todos os cinco mecanismos de controle do equilíbrio para você ficar livre das tonturas, que são:

  1. Cérebro
  2. Visão
  3. Labirinto
  4. Músculos
  5. Sensibilidade da pele e das articulações

Então, eu preparei uma aula nova especialmente para quem está incomodado com a perda de equilíbrio, já caiu algumas vezes e quer recuperar o equilíbrio de forma mais rápida e segura.

 

TopFit Balance – Equilíbrio para a Vida

Essa aula tem apenas 15 minutos de duração e exercícios fáceis que trabalham todos os cinco mecanismos de controle do equilíbrio para você se livrar das tonturas.

Além de recuperar o equilíbrio, a aula TopFit Balance vai melhorar também:

  • Força muscular
  • Agilidade
  • Postura
  • Sensibilidade dos pés

Essa é uma forma simples e poderosa de reduzir o risco de você cair e ainda deixar seu corpo mais forte. O Top Fit Balance é completamente ONLINE, o que significa que você pode realizar os exercícios onde desejar, inclusive na comodidade da sua casa.

Por fim, uma coisa é certa: Se você não se cuidar, não vai conseguir se livrar das tonturas e a falta de equilíbrio pode trazer problemas sérios para a sua vida. Mas a decisão cabe somente a você!

Para garantir seu acesso a aula, clique nesse link e escolha viver mais e melhor.

Eu espero que você faça a escolha certa!

 

Até o próximo post!

Denize Terra

Especialista em Longevidade

denize terra especialista em longevidade

2019-05-14T08:50:49+00:00