Como Prevenir o Alzheimer

Os 7 passos para prevenir o Alzheimer

Se você quer chegar aos 80, 90 anos, ou mais, saiba que as chances de ter Alzheimer, a partir dos 60 anos, dobram a cada 5 anos.

 

A prevalência de idosos acima dos 85 anos com Alzheimer é cerca de 50%. O gráfico a seguir ilustra esse aumento da doença de Alzheimer de acordo com o avanço da idade.

 

 

 

E esse é, justamente, o maior medo dos brasileiros ao envelhecer:

 

depender de alguém fisicamente ou mentalmente e perder a capacidade de tomar decisões.

 

A autonomia, que é a capacidade de tomar decisões, é perdida com o aparecimento da Doença de Alzheimer. A doença provoca a perda das funções motoras e cognitivas.

 

Com isso, a pessoa apresenta dificuldade de andar, falar, comer e se comunicar até ficar totalmente dependente. Há também a perda da memória, onde a pessoa não reconhece mais ninguém, nem a ela mesma, e alterações de humor como depressão, agitação e insônia.

 

Além disso, cuidar de uma pessoa com Alzheimer implica em altos gastos financeiros. Os remédios especializados custam caro, é necessário acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, além do auxílio de cuidadores.

 

É uma doença onerosa, sem cura e que gera uma enorme sobrecarga financeira e emocional na família que precisa cuidar do doente.

 

Eu sei que você não quer ter Alzheimer no futuro nem dar esse tipo de trabalho para a sua família. É justamente por esse motivo, que você precisa conhecer os fatores que podem desencadeá-la. Só assim, você poderá reduzir as chances de não desenvolver a doença.

 

Fatores de risco que podem desenvolver o Alzheimer

 

Existem alguns fatores que não são modificáveis, ou seja, não se pode fazer nada para mudá-los, como é o caso da idade e da história familiar.

No entanto, é importante ressaltar que o Alzheimer não é uma condição normal da velhice. Ela é apenas uma doença que se aproveita do envelhecimento, mas não faz parte dele, pois muitas pessoas bastante idosas não a desenvolvem.

 

Veja na figura abaixo os principais fatores de risco para a Doença de Alzheimer:

 

 

Os 7 passos para prevenir o Alzheimer

Se você não quer ter Alzheimer no futuro é preciso começar a se preocupar com isso HOJE!

 

Um estudo mostrou que é possível reduzir em mais de 50% as chances de desenvolver o Alzheimer atacando os fatores de risco mencionados anteriormente (imagem acima), que estão relacionados ao estilo de vida.

 

Veja os 7 passos que você deve seguir para prevenir o Alzheimer:

 

  1. Pratique exercícios físicos: são os melhores remédios para prevenir o Alzheimer

 

  1. Tenha uma alimentação saudável, rica em peixes, aves, azeite, oleaginosas, vegetais folhosos e verdes, frutas, grãos, cereais integrais e vinho. Evite alimentos ricos em gordura, açúcar e carboidratos refinados.

 

  1. Desafie a sua mente: quanto mais exercitar o cérebro, melhor. A inatividade cognitiva aumenta em 19% o risco de ter Alzheimer. Então, estimule o seu cérebro com cursos, leituras, viagens, tocar novos instrumentos, montar quebra-cabeças, fazer palavras cruzadas, etc.

 

  1. Não fume: além do câncer, o cigarro também está associado ao risco de desenvolver o Alzheimer. Fumar mais de 2 maços de cigarro por dia, principalmente entre os 50 e 60 anos de idade, aumenta em 157% o risco de desenvolver a doença.

 

  1. Durma bem: pesquisas mostraram que as pessoas que não dormem bem acumulam as proteínas amilóide e tau, que são encontradas em pacientes com Alzheimer. O importante é que cada pessoa durma o suficiente para acordar bem disposta e descansada.

 

  1. Escute música: a música estimula diversas partes do cérebro ao mesmo tempo, libera neurotransmissores importantes como a serotonina e até algumas análogas da morfina. Além disso, a música ainda pode ajudar na socialização do paciente. Pacientes com a doença apresentaram melhoras na memória após ouvir músicas que marcaram suas vidas.

 

  1. Relações Sociais: pessoas que têm boas relações sociais têm menor chance de desenvolver Alzheimer. Um estudo mostrou que quem recebeu mais apoio do que deu, ao longo da vida, teve um risco 53% menor de ter Alzheimer.

 

 

Agora que você já sabe o que causa a doença, comece hoje mesmo a seguir os 7 passos para prevenir o Alzheimer e garanta um futuro com saúde, independência, autonomia e qualidade de vida!

 

No próximo artigo você vai conhecer o poder do exercício físico para prevenir o Alzheimer e quais são os mais indicados. Você vai se surpreender como o exercício consegue estimular o cérebro e afastar a doença!

 

E se acha que o conteúdo foi interessante, compartilhe com os seus amigos!

Facebook |  Instagram Youtube

 

Até o próximo post!

Denize Terra

 

Personal Trainer com foco em Longevidade

Fundadora do Programa Longevidade com Qualidade

 

 

Referências

Amieva HStoykova RMatharan FHelmer CAntonucci TCDartigues JF. What aspects of social network are protective for dementia? Not the quantity but the quality of social interactions is protective up to 15 years later. Psychosom Med. 2010 Nov;72(9):905-11.

doi: 10.1097/PSY.0b013e3181f5e121. Epub 2010 Aug 31. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20807876

Barnes, DE; Yaffe, K. The projected effect of risk factor reduction on Alzheimer’s disease prevalence. The Lancet Neurology; 2011;10(9):819-828.

http://www.institutoalzheimerbrasil.org.br/noticias-detalhes-Instituto_Alzheimer_Brasil/116/indice_de_demencia_vai_triplicar_ate_2050,_diz_estudo.

http://www.institutoalzheimerbrasil.org.br/demencias-detalhes-Instituto_Alzheimer_Brasil/34/fatores_de_risco_e_de_protecao

https://www.minhavida.com.br/saude/noticias/13555-bons-habitos-podem-prevenir-mais-de-50-dos-casos-de-alzheimer

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/19015-dieta-mind-ajuda-a-prevenir-o-alzheimer-e-doencas-cardiovasculares

https://veja.abril.com.br/saude/dormir-mal-aumenta-o-risco-de-alzheimer-diz-estudo/

https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,musica-ajuda-a-prevenir-e-frear-desenvolvimento-de-alzheimer,70001659989

http://alzheimer360.com/fumar-aumentar-risco-alzheimer/

http://www.institutoalzheimerbrasil.org.br/demencias-detalhes-Instituto_Alzheimer_Brasil/34/fatores_de_risco_e_de_protecao

 

 

 

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]

Programa Longevidade com Qualidade

Programa Online de Atividade Físicas para Idosos que querem viver mais e com qualidade de Vida. Nesse programa você será capaz de cuidar da sua saúde e do seu corpo, sem precisar frequentar academias, caso você não goste. Atividade completa na palma da sua mão. Você pode assistir aos vídeos no seu tablet ou Smartphone e repetir os exercícios na comodidade da sua casa, no seu tempo livre e quantas vezes quiser e puder.

Valor: 12x R$  19,70

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Panels_Widget_Button”][/siteorigin_widget]
2018-12-26T16:19:01+00:00