Como os exercícios físicos ajudam a manter a independência funcional dos idosos

//Como os exercícios físicos ajudam a manter a independência funcional dos idosos

Como os exercícios físicos ajudam a manter a independência funcional dos idosos

A prática de atividade física é essencial para qualidade de vida dos idosos

“Meu corpo já não é mais o mesmo”. Essa frase eu costumo ouvir corriqueiramente em meus atendimentos com idosos. E eu direi para você que agora está lendo este artigo, o que sempre digo para eles, ok?

O envelhecimento é um processo natural. Isso ocorrerá com todos nós e está acontecendo com você agora. E, claro, é perfeitamente normal também que, ao chegar nessa fase da vida, o seu corpo passe por algumas modificações, ocasionadas pela falta de capacidade em conservar as suas próprias funções.

Dificuldades que surgem com o passar dos anos

Então, você começa a ter dificuldades para realizar movimentos e atividades que nunca foram motivo de preocupação para você. Darei, abaixo, alguns exemplos:

• Levantar-se de um sofá baixo;
• Subir e descer degraus;
• Agachar-se para pegar algo no chão;
• Levantar-se da cama;
• Limpar a casa;
• Carregar sacolas de compras;
• Brincar com seus netos;
• Abrir potes de vidro;
• Calçar meias etc.

E tem mais!  A situação pode piorar, acredite!

Se você é sedentário ou já possui alguma dificuldade de locomoção, você tem sete vezes mais chances de perder a sua capacidade funcional, ou seja, você está prestes a depender de alguém para realizar as atividades da vida diária ou, até mesmo, de sofrer uma queda, que é uma das principais causas de morte entre pessoas acima dos 60 anos.

Isso é assustador, eu sei, mas, não precisa ser assim! Você pode mudar o final dessa história!
Talvez, você esteja se perguntando agora…

Como? Como manter a independência funcional e ter mais longevidade com qualidade?

Então…

Você já se imaginou com 70, 80 ou 90 anos sem depender de algum filho ou cuidador para manter a sua rotina e fazer o que quiser?

Pois, para que você mantenha a sua independência funcional, precisa realizar exercícios físicos regularmente. Sendo realizados com frequência, eles reduzem em até 50% a sua chance de se tornar uma pessoa limitada e dependente.

Benefícios da prática de atividades físicas

Com a prática de exercícios físicos tudo tende a melhorar, inclusive, o seu cotidiano, e o melhor: você não precisa, necessariamente, frequentar uma academia caso você não se sinta confortável nesse ambiente. A atividade física pode ocorrer dentro da sua própria casa, desde que seja realizada de forma correta. O importante é se exercitar!

Portanto, eu falarei agora sobre os benefícios dos exercícios físicos para idosos e como eles ajudam a manter a sua independência funcional e, ainda, sobre quais resultados você terá se, a partir de hoje, decidir que esta sua nova fase será plena, com qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Veja!

Benefícios dos exercícios físicos na independência funcional dos idosos

Fortalecem a musculatura: imagine poder caminhar de forma normal, subir e descer escadas e degraus com facilidade, lavar roupa tranquilamente, abrir potes sem pedir ajuda de ninguém e levar suas compras até sua casa com facilidade, sem aquele medo de que tudo caia no chão.
Isso é possível! O que você precisa fazer são exercícios de força, como a musculação, exercícios realizados com o próprio peso do corpo, além do pilates.

Além de aumentar sua força, com certeza, os exercícios também ajudarão a reduzir as dores nas “juntas” (articulações) e também aquela dor na lombar que sempre incomoda você.

Para saber como melhorar a dor nas costas, adquira o ebook Como Eliminar a Dor nas Costas com apenas 7 minutos de exercícios por dia.

Aumentam a flexibilidade e a mobilidade: com a prática constante de exercícios você perceberá como vestir uma roupa ou um casaco ficará mais fácil, assim como calçar suas meias, amarrar seus sapatos ou tênis, estender as roupas no varal, virar seu pescoço para os lados e pegar objetos que estão no alto.

Faça exercícios de alongamento para os principais grupos musculares do ombro, tronco, quadril e tornozelo.

Ajudam no equilíbrio: a atividade física contribui para que você perca o medo de cair, já que seu corpo estará mais forte e ágil. Assim você ficará mais confiante quando andar em ruas irregulares, chocar-se com alguém, girar a cabeça de um lado para o outro ou tentar alcançar objetos que estão no alto ficando na ponta dos pés.

Vale lembrar que, embora os exercícios de força também melhorem o equilíbrio, exercícios específicos de equilíbrio devem ser realizados com frequência.

Você pode saber mais sobre cada tipo de exercício lendo esse artigo no qual mostro quais são os tipos de exercícios físicos mais indicados para pessoas acima dos 60 anos.

Espero que tenha ajudado você a entender melhor a importância dos exercícios físicos para manter a capacidade funcional e a independência nas pessoas idosas.

Se você se decidiu e, finalmente, vai começar a fazer exercícios físicos, convido-o para conhecer o Programa Longevidade com Qualidade, cujo objetivo é retardar as perdas físicas decorrentes do envelhecimento.

Esse programa foi planejado para pessoas acima de 60 anos que:

  • não querem depender fisicamente de outras pessoas;
  • possuem algumas limitações físicas ou problemas de saúde e acham que, por isso, não podem se exercitar;
  • querem viver mais e melhor, garantindo qualidade de vida, especialmente no futuro.

É um programa com exercícios fáceis, seguros e planejados para pessoas acima dos 60, que podem ser feitos em casa e trabalham todas as capacidades físicas importantes para melhorar a sua saúde e manter a sua independência física e qualidade de vida por muitos anos.

Então, se você realmente quer Viver Mais e Melhor após os 60, clique no botão abaixo para conhecer o Programa Longevidade com Qualidade!

Longevidade Com Qualidade

Se você não cuidar da sua saúde hoje, certamente precisará de alguém para cuidar de você amanhã. Pense nisso e comece hoje a ter Liberdade, Independência e Qualidade por toda vida!

Até o próximo post!

Denize Terra

By |2018-04-17T21:12:22+00:00abril 17th, 2018|Exercícios físicos|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment