Combata o sedentarismo e fique longe das dores

Combata o sedentarismo e fique longe das dores

Você conhece alguma Maria das Dores?

Não estou me referindo ao nome de uma pessoa. Na verdade, o verdadeiro nome dela pode ser Maria, Vânia, Elizabeth, Terezinha, Sueli, Conceição, Neusa e qualquer outro.

A Maria das Dores é aquela pessoa, que tem dor nos joelhos, dor nas costas, nos ombros e até no corpo todo. É uma dor que não passa, que está sempre ali, e que limita muitos movimentos e a vida dessa pessoa.

E, o que acontece, é que as pessoas associam essas dores ao envelhecimento. Até costumam falar: “É da idade!”

Mas, na verdade, a maioria das dores não são, necessariamente, culpa do envelhecimento. Quer um exemplo?

Pense em algum conhecido ou parente com mais de 60, 70, 80 e 90 anos. Algum deles é saudável, não tem dor nas costas ou nos joelhos e ainda tem muita disposição e vitalidade? Tenho certeza que você conhece e já ficou sabendo de várias pessoas assim.

Então, as dores são resultado das escolhas e estilos de vida, que, depois de muito anos, causaram os problemas que levaram a elas. E aqui, uma dessas escolhas é o sedentarismo.

Sedentarismo: o vilão da saúde

Hoje em dia, o sedentarismo é considerado um dos maiores problemas mundiais. É responsável por mais de 5 milhões de mortes no mundo inteiro e por mais de 300 mil mortes no Brasil por ano.

É responsável também por vários problemas de saúde, como as dores, artroses, pressão alta, diabetes, osteoporose, as fraquezas, as quedas, câncer e uma série de doenças.

E por que? Porque o nosso corpo foi feito para se movimentar. Basta a gente voltar lá nos nossos ancestrais, na época em que não tinha toda essa modernidade e todo esse conforto. As pessoas tinham que se movimentar para caçar, colher frutas, construir suas casas, trabalhar a terra para plantar. Enfim, a maioria das atividades exigiam um movimento do corpo. E, em função disso, elas não tinham esses problemas de saúde.

Combatendo o sedentarismo com apenas 1 minutinho de exercício por dia

Então, como é possível combater o sedentarismo?

Eu já dei a dica…

É movimentando o corpo, fazendo exercícios físicos.

Mas, não é qualquer tipo de exercício, que vai causar benefícios à saúde, principalmente para quem tem mais de 50 e 60 anos. É preciso fazer os exercícios certos para proteger a musculatura, as suas articulações e sua saúde.

Fazendo os exercícios certos, você vai ter um envelhecimento com saúde, qualidade de vida, sem dores, sem limitações para aproveitar sua vida da melhor forma possível.

Eu sei que sair do sedentarismo é um desafio. As pessoas sabem que precisam se exercitar, mas não conseguem. Ou porque não têm tempo, não gostam, não sabem o que fazer ou não têm disciplina e motivação.

Foi pensando nisso, que eu criei o programa Minutos de Movimento e Saúde para te ajudar a sair do sedentarismo com apenas 1 minuto de exercício por dia.

Você vai fazer só 1 minutinho de exercício todo dia, durante 1 mês, pelo WhatsApp, além de mensagens para te manter motivado para melhorar a sua saúde e transformar a sua vida!

Mas, como vou fazer o acompanhamento e mandar mensagens todos os dias, você tem que se inscrever logo, porque o número de vagas é limitado.

Não seja você a Maria das Dores!

Clique aqui para saber mais sobre o programa Minutos de Movimento e Saúde

Beijos no coração e até o próximo artigo!

Denize Terra Personal

Conheça minhas redes sociais

Facebook | Instagram | Youtube

2019-12-11T16:00:26+00:00