Fazer carinho nos pés pode ajudar a melhorar o equilíbrio

Você já perdeu o equilíbrio alguma vez? Quer saber como evitar que isso aconteça novamente? Saiba que é possível melhorar o equilíbrio fazendo carinho nos pés!  

Mas, antes de te ensinar a fazer isso, vou me apresentar rapidamente. Eu sou Denize Terra, personal trainer especialista em longevidade e ajudo, há mais de 15 anos, pessoas com mais de 60 anos a viverem mais, com mais saúde e qualidade de vida. Um dos problemas mais comuns que atrapalham a saúde e a qualidade de vida das pessoas mais maduras é a perda de equilíbrio.

Inesperadamente, começa com uma tontura eventual e vai ficando cada vez mais frequente e mais intenso. Você sente essa tontura quando vira a cabeça para o lado, quando olha pra baixo, quando está andando de carro ou ainda ao se deitar.

Por causa disso, você pode estar com medo de sair sozinha(o) de casa, de se desequilibrar e cair. Você sabe dos problemas que podem acontecer com a queda. Pode ter apenas alguns ferimentos, mas também pode ter fraturas, ter que ficar hospitalizado e, dependendo da gravidade da fratura, pode até ficar com uma limitação física que necessita de cuidados. Além disso, as quedas são a segunda causa de morte em idosos.

Acontece que, a grande parte das pessoas acha que não há nada que possa ser feito para reverter esse quadro, o que não é verdade, é possível melhorar o equilíbrio de forma fácil e segura!

 

Por que você perde o equilíbrio?

 

melhorar o equilíbrio

 

O equilíbrio é a capacidade de manter a posição do corpo sobre uma base de apoio – que no caso, são os pés – na posição em pé estática ou em movimento e depende de 5 fatores:

  1. Cérebro
  2. Visão
  3. Labirinto
  4. Músculos
  5. Sensibilidade da pele e das articulações

Sobretudo, o que acontece é que, com o processo de envelhecimento, um ou mais desses fatores é alterado. Mas, para melhorar o equilíbrio é preciso entender as principais causas da perda de equilíbrio são:

  • Perda de força muscular
  • Perda de sensibilidade da pele
  • Doenças que afetam a visão, como a catarata
  • Alterações na função do labirinto
  • Doenças cardiovasculares e cognitivas (Alzheimer e Parkinson)
  • Uso de alguns tipos de medicação
  • Sedentarismo

 

O que os pés têm a ver com o equilíbrio?

 

melhorar o equilíbrio

 

Como você já sabe, um dos fatores para o controle do equilíbrio é a sensibilidade da pele e das articulações. Então, isso significa que na pele e nas articulações do corpo, existem receptores que captam informações sobre o corpo e o ambiente externo e enviam para o cérebro.

Vou dar um exemplo: quando pisamos no chão quente, os receptores localizados na sola dos pés enviam sinais para o sistema nervoso ativar os músculos para sairmos correndo e não queimarmos os pés. Ou então, quando andamos em um terreno irregular com buracos e irregularidades, os receptores das articulações do tornozelo enviam sinais para contrairmos determinados músculos e mantermos o equilíbrio.

É verdade que a sensibilidade desses receptores da pele e das articulações diminuem com o envelhecimento, mas, também é verdade que ela pode ser estimulada para não perder suas funções. Assim, é possível retardar ou até mesmo melhorar o equilíbrio do corpo com estratégias específicas.

Uma dessas estratégias é estimulando os receptores da pele dos pés, através de movimentos simples e, de tão agradáveis que são, podem ser considerados carinho.

 

Fazendo carinho nos pés

Para ajudar a melhorar o equilíbrio, use uma caneta, vai passando a ponta da caneta, delicadamente, sobre os pés. Explore todas as partes: a sola dos pés, a planta dos pés, os dedos e ao redor no tornozelo.

Você pode usar uma caneta ou diferentes objetos nos pés, como as unhas, penas, escovas de cabelo, buchas, etc. É interessante usar diferentes texturas de objetos para estimular mais ainda os receptores.

Você pode começar fazendo esse exercício por 1 minuto em cada pé, várias vezes ao dia, sempre que puder. Porém, procure manter uma frequência mínima de 3 a 5 vezes por semana.

 

Para quem quer melhorar o equilíbrio

Para você que quer recuperar o equilíbrio de forma mais rápida, então conheça a nova aula: TopFit Balance!

Eu preparei essa aula especialmente para quem está incomodado com a perda de equilíbrio e já até caiu algumas vezes.  São apenas 15 minutos de aula, com exercícios fáceis que trabalham todos os cinco fatores, de controle do equilíbrio.

Além de melhorar o equilíbrio, a aula TopFit Balance vai melhorar também:

  • Força muscular
  • Agilidade
  • Postura
  • Sensibilidade dos pés

A aula é completamente ONLINE, você pode acessar pelo celular, computador ou tablet e não vai precisar de mais nenhum equipamento especial. Isso porque, para realizar os exercícios, você só precisa usar um tênis, vestir roupas confortáveis e seguir minhas orientações.

Eu selecionei as atividades focadas em regatar e melhorar o equilíbrio e organizei em um formato que pode ser realizado tanto por quem é completamente sedentário, como por quem já faz caminhadas.

Praticando essa aula você vai PREVENIR E EVITAR QUEDAS, além de aumentar a sua CONFIANÇA. E acima de tudo, vai ter total liberdade e segurança para ir aonde você desejar, sem depender dos outros.

Portanto, faça o teste e comprove! Clique nesse link  para ter acesso a aula e escolha ter mais força e autonomia para aproveitar o lado bom da vida!

 

Até o próximo post!

Denize Terra

Especialista em Longevidade

denize terra especialista em longevidade

 

*créditos imagem

2019-07-04T09:39:45+00:00