Acelerar o metabolismo: Como fazer isso após os 60 anos

//Acelerar o metabolismo: Como fazer isso após os 60 anos

Acelerar o metabolismo: Como fazer isso após os 60 anos

Você é uma das pessoas que faz dieta, mas não consegue emagrecer? Ou pior, seu peso só aumenta?  Você sabia que um dos culpados pode ser o metabolismo? 

Isso porque acelerar o metabolismo após os 60 anos requer dedicação!

De uma forma geral, o metabolismo fica 10% mais lento a cada década que passa. Portanto, o seu corpo gasta menos calorias para realizar as mesmas funções. 

Isso não é culpa apenas do envelhecimento, mas também das quedas hormonais, perda de músculos, falta de movimento, doenças como a diabetes e o uso frequente de remédios. Certamente, tudo isso favorece o acúmulo de gordura corporal.

Então, ao ficar mais lento o metabolismo, seu corpo gasta menos energia. E o resultado disso é o aumento de gordura corporal. Em outras palavras, você vai engordar.

Vou dar um exemplo:

Rosa, quando tinha 30 anos, tinha uma dieta de 1.500 calorias por dia. Por causa da idade e da sua vida mais agitada, ela conseguia manter o seu peso. Quando engordava um pouco, fazia dieta e voltava ao peso anterior com certa facilidade.

Mas agora, Rosa está com 65 anos e, eventualmente, mesmo mantendo a dieta ou comendo menos, ela está engordando. Como o seu metabolismo está mais lento, seu corpo não utiliza todas as calorias para manter suas funções. Portanto, Rosa acumula cerca de 200 calorias por dia, que é transformada em gordura. 

Mas a grande pergunta é: como Rosa – ou qualquer outra pessoa – pode acelerar o metabolismo após os 60 anos para evitar esse ganho de peso com o tempo ou até mesmo emagrecer? 

É isso que vamos falar hoje! 

 

O que é o metabolismo e como funciona o gasto calórico?

Primeiramente, você precisa entender o que é o metabolismo e como funciona o gasto calórico do corpo para manter as funções. 

O metabolismo envolve as reações necessárias para manter o bom funcionamento do corpo, mas para isso ocorrer, o corpo gasta energia. Esse gasto energético pode acontecer de 4 formas diferentes: 

  1. Taxa de Metabolismo de Repouso: é a energia necessária para manter as funções do corpo em repouso, como respiração, circulação sanguínea, produção de hormônios e crescimento e reparo das células.
  2. Digestão dos Alimentos: é a energia necessária para digerir os alimentos. Dependendo do tipo de alimento e da forma como é consumido pode dar mais trabalho para digeri-lo e, portanto, gastar mais energia. 
  3. Movimento Corporal: é a energia gasta para as atividades diárias, de trabalho, domésticas e de lazer. 
  4. Exercícios Físicos: é a energia que você gasta durante o exercício físico. Se você for sedentário, esse gasto pode ser muito baixo, mas se for ativo, você pode aumentar para mais de 50%. 

 

Dicas para acelerar o seu metabolismo após os 60 anos

acelerar o metabolismo após os 60 anos

Na tabela abaixo, estão os gastos energéticos aproximados para manter o metabolismo funcionando.

 

Tipos de Gasto CalóricoMetabolismo LentoMetabolismo AceleradoAumento de
1. Em Repouso70%75%5%
2. Digestão dos Alimentos10%15%5%
3. Movimentos Corporais10%30%20%
4. Exercícios físicos 0%30%30%
Total90%150%60%

 

Veja que é possível aumentar o gasto energético em cada uma das formas de metabolismo, utilizando estratégias para cada uma delas. Assim, você consegue acelerar o metabolismo após os 60 anos e, consequentemente, facilita o emagrecimento.

Então, saiba agora quais são as dicas para acelerar o metabolismo após os 60 anos.

 

 

  • Alimentação

Existem algumas estratégias alimentares simples e eficientes para acelerar o metabolismo após os 60 anos e te ajudar a emagrecer. Veja quais são:

  • Não pule refeições. 
  • Faça pequenos lanches entre as refeições, com oleaginosas e grãos que dão mais saciedade
  • Tome bastante água para facilitar todos os processos do metabolismo
  • Aumente o consumo de proteínas para evitar a perda de músculos e aumentar o gasto energético com sua digestão
  • Consuma alimentos termogênicos, como a pimenta, canela, gengibre, chá verde, chá preto e café
  • Não faça jejum intermitente ou prolongado sem a orientação médico ou de um nutricionista

 

 

  • Movimentos Corporais

Você pode se movimentar mais durante o seu dia, incluindo atividades simples. Veja quais atividades você pode fazer para aumentar o seu gasto calórico e acelerar o metabolismo após os 60 anos:

  • Evite usar o elevador e as escadas rolantes. Prefira subir pelas escadas 
  • Leve o seu cão para passear na rua
  • Passeie no shopping ou pelas ruas da sua cidade
  • Desça do ônibus 1 ou 2 pontos antes ou estacione o carro mais longe do destino
  • Caminhe sempre que possível, como ir para o trabalho, para o restaurante ou para o correio a pé
  • Brinque com os seus netos
  • Saia para dançar
  • Evite ficar horas assistindo televisão e deixe o controle da televisão longe para que você tenha que se levantar para trocar de canal

 

 

  • Exercícios físicos 

Se você observar na tabela acima, o gasto calórico em repouso e da digestão dos alimentos não aumentam muito. Em compensação, o gasto calórico com os movimentos corporais e com os exercícios físicos são os maiores e, definitivamente, fazem toda a diferença no metabolismo e no emagrecimento. 

Contudo, isso se deve ao grande gasto calórico durante o exercício, mas também ao processo de recuperação após o exercício. Dependendo do tipo e da intensidade do exercício, o metabolismo pode ficar até 3 dias gastando mais energia para se recuperar de todo o esforço exigido pelo exercício. 

Então, os exercícios físicos aceleram também o metabolismo em repouso, pelo maior gasto energético para o corpo se recuperar após o exercício e para formar novos músculos.

Mesmo em repouso, o músculo queima cerca de 3 vezes mais calorias do que a gordura. Enquanto 10 kg de gordura queimam 20 calorias por dia, a mesma quantidade de músculos queima 50 calorias. 

Assim, quem tem pouco músculo tem um metabolismo mais lento e tem mais chances de engordar. Sem falar nos outros problemas associados, como várias doenças crônicas, osteoporose, fadiga, quedas e, infelizmente a morte precoce. 

Para saber se está perdendo massa muscular, faça um teste simples, rápido e gratuito, clicando aqui nesse link. 

 

Transforme o seu corpo após os 60 anos

acelerar o metabolismo após os 60 anos

Se você quer acelerar o metabolismo após os 60 anos e emagrecer, tudo o que você precisa fazer é:

  1. Seguir as estratégias alimentares
  2. Realizar mais movimentos corporais simples durante o seu dia
  3. Fazer exercícios físicos para aumentar a quantidade de massa muscular, o gasto calórico e o metabolismo. 

No entanto, não é qualquer exercício físico que promove um alto gasto calórico durante e após o exercício, estimula a formação muscular e acelera o metabolismo.

Por exemplo: muita gente acredita que a caminhada seja suficiente para emagrecer. Embora ela tenha um gasto calórico maior, atualmente não é considerada o melhor exercício para emagrecer, nem para estimular os músculos. 

Existem outros exercícios que dão mais resultado. São os exercícios de alta intensidade e de fortalecimento muscular.

Quanto mais alta for a intensidade do exercício, ou seja, o esforço que você realizar, maior é o gasto calórico e os benefícios que ele produz para a saúde. Porém, ele pode ter alguns riscos se não for bem controlado e orientado. 

Em relação aos exercícios de fortalecimento muscular, você pode fazer musculação, pilates, ginástica ou treinamento funcional. Além de acelerar o metabolismo após os 60 anos, estimular e formar novos músculos, estes exercícios podem te proporcionar outros benefícios, como:

  • Ajuda a emagrecer
  • Melhora o equilíbrio, reduzindo as chances de sofrer uma queda
  • Melhora as dores nos joelhos e nas costas
  • É o melhor exercício para combater e tratar a osteoporose
  • Melhora a agilidade, a resistência física, a flexibilidade e mobilidade das articulações
  • Melhora o colesterol, a diabete e a pressão arterial
  • Previne doenças como câncer e depressão
  • Reduz as chances de morrer por todas as causas

 

Aula Meu Corpo Magro após os 60 anos

Esses exercícios você encontra na aula “Meu Corpo Magro Após os 60”, que é a melhor maneira de perder peso, manter ou recuperar a boa forma, mesmo que hoje você seja uma pessoa completamente sedentária.

Essa é uma atividade para você realizar em casa em apenas 15 minutos, sem precisar se deslocar até a academia ou comprar qualquer tipo de equipamento especial.

Se você quer ter acesso a um  método inovador especialmente desenvolvido para quem tem mais de 60 anos ter um corpo magro e saudável, clique nesse link agora para saber mais.

 

Até o próximo artigo!

Denize Terra

By |2019-08-13T16:59:38+00:00agosto 13th, 2019|Saúde Física|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment